Bem-vindo ao Blog da Practica!

Veja tudo sobre treinamentos, dicas, eventos, fotos e muito mais...

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação para resultados positivos no treinamento

A nutrição é fundamental para a vida do atleta. A má alimentação pode comprometer o rendimento e o desempenho do profissional. O esportista deve se alimentar corretamente para garantir resultados positivos e até mesmo evitar problemas como lesões e gripes. O corpo do atleta é uma máquina que precisa gerar energia adequada para a realização dos treinos e competições.

Sendo assim é indispensável que o combustível, no caso a alimentação, seja adequado. Se utilizarmos alimentos inadequados ou de maneira errônea o rendimento cai e o desempenho do atleta fica comprometido. Desta maneira é essencial o atleta nutrir seu corpo correta e estrategicamente para obter bons resultados e até mesmo evitar lesões, gripes entre outros problemas que a má alimentação pode acarretar.

De maneira geral além de se preocupar com o rendimento o atleta também deve se preocupar com a saúde. Não é só porque um atleta tem um alto gasto calórico diariamente que ele pode consumir frituras, gorduras saturadas e doces em excesso. Não existem proibições, mas bom senso e disciplina principalmente em certas fases de treinamento, por exemplo, em fases de competições, alimentos pesados como carne vermelha devem ser evitados no dia da prova.

A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos da temporada e o calendário da temporada. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, por exemplo, lesões, cirurgias, etc.

Mais do que passar dietas para emagrecer, o nutricionista pode te ajudar a prevenir doenças e conquistar qualidade de vida por meio da alimentação saudável. A presença do nutricionista é frequente em equipes, clubes e academias, mas ele também pode atuar em consultório e prestar atendimento individual.

Referência:  Portal Educação

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-importancia-da-nutricao-para-o-atleta/5272

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

Ser pai é plantar e criar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. Aos pais nosso respeito e admiração, nós da equipe Practica Personal desejamos um feliz dia dos pais e um domingo maravilhoso á todas as famílias.

Dia dos Avós: Importância da Atividade Física na 3ª idade

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a prática de exercícios físicos esteja na rotina de pessoas de qualquer idade, uma vez que os exercícios vão se refletir na qualidade de vida e no envelhecimento ativo. E vale lembrar que os benefícios não são apenas físicos, mas também psicológicos e sociais, uma vez que também podem influenciar na autoestima do idoso.

Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida. Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do dia a dia, além de gerar mais confiança e independência.

São muitas as opções de exercícios físicos sugeridas para a terceira idade. A orientação de um médico é indicada antes de iniciar algum tipo de esporte, permitindo direcionar para a prática mais segura e eficaz, de acordo com as aptidões de cada idoso.

Associar exercícios aeróbicos com exercícios resistidos (musculação) também contribui positivamente para a saúde. A musculação ajudar a aumentar a força muscular e o desempenho físico geral, e como consequência, previne o avanço de limitações funcionais e ainda contribui para o alívio de dores crônicas, como a artrite. O treino ideal para cada indivíduo se exercitar com segurança, adaptado a suas possíveis limitações, pode ser desenvolvido e acompanhado por um profissional de educação física.

Referência: Unimed

https://www.unimed.coop.br/web/riograndedonorte/viver-bem/saude-em-pauta/atividade-fisica-na-terceira-idade

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

O que são cãimbras musculares?

Câimbra muscular geralmente é causada pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Já as câimbras noturnas na perna sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Câimbras podem acontecer quando menos se espera. De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas. As contrações usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Em geral, as câimbras musculares são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura, desidratação, baixas temperaturas, má circulação, compressão de raízes nervosas, carência de sais minerais. Câimbra não tem cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises.

O ideal para prevenção é preparar o corpo antes de atividades físicas mais exigentes para manter o equilíbrio dos sais minerais. Apesar da fama da banana, cheia de potássio, ela sozinha não previne a repuxa, já que a perda de sódio é maior com o suor. O melhor mesmo é caprichar na hidratação, com água e, se for o caso, isotônicos. Os líquidos repõem a perda dos sais e fazem o organismo suportar melhor o esforço. E isso não vale só para os atletas, quem sua mais de uma hora por dia também precisa repor esses nutrientes. A tática mais segura é respirar fundo, relaxar dentro do possível, alongar levemente e massagear com cuidado o local estirado com movimentos circulares. Se elas persistirem, já sabe: procure um médico.

Referência:  Dráuzio Varella

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/caimbra/

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

Atividade física aliada ao sono

Para quem pratica exercícios físicos e utiliza o corpo como ferramenta de trabalho, a privação do sono pode significar queda no desempenho, com a apresentação de sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, entre outros sintomas prejudiciais para os treinos e competições dos atletas.

O período de sono regular, de 8 horas por noite, melhora as funções cognitivas e faz com que a síntese de proteínas recupere as fibras musculares, tornando o indivíduo ainda mais preparado para o esporte, formando um ciclo de uma vida mais saudável.

Pesquisas evidenciam que, para um atleta, o descanso é muito importante para o rendimento esportivo e também para otimizar os efeitos dos exercícios. Os hormônios que estimulam o crescimento, a recuperação muscular, a queima de gordura e a construção óssea agem durante o sono e essa ação melhora a resposta fisiológica do corpo. Na ausência de um descanso adequado, os esportistas têm a sua energia reduzida, já que a privação do sono diminui a capacidade do organismo em armazenar glicogênio – energia que o indivíduo precisa, sobretudo, para os treinos de resistência. Além disso, as poucas horas de sono fazem com que o atleta tenha reflexos menos precisos e tomem decisões mais lentamente.

A atividade física é unanimidade na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e do sono. Mas, segundo o estudo, para que o corpo esteja em equilíbrio e o sono mais saudável é necessário que o indivíduo pratique no mínimo cerca de 30 minutos de atividade diária. Trata-se de um ciclo: quem dorme melhor tem mais disposição para praticar atividades físicas, e quem se exercita regularmente tende a dormir com mais qualidade, pois o metabolismo funciona melhor. Para indivíduos sedentários, o exercício físico pode ajudar na qualidade do sono, diminuindo por exemplo insônia e outros distúrbios.

A atividade é essencial para melhora na qualidade de vida, mas não resolve efetivamente os problemas do sono. Funciona como um auxiliar, aliado à outras atitudes diárias. Os resultados não são imediatos, é um processo gradual, mas os benefícios são cientificamente comprovados. Para uma vida mais saudável, pratique exercícios físicos regularmente.

Referência: Duoflex

https://www.duoflex.com.br/blog/sono-e-aliado-da-atividade-fisica/.

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

Siga nas redes sociais

Visite nossa sede

R. Banco das Palmas, 137 - Santana, São Paulo - SP, 02016-020

Celular e WhatsApp

(11) 97444-1748

× Fale no WhatsApp!