Evitar doces é uma tarefa quase impossível para muitos. Além do sabor agradável, a guloseima serve muitas vezes como um calmante emocional, principalmente para mulheres em época de TPM (Tensão Pré-Menstrual). Ricos em açúcar e com alto valor glicêmico (energético), os quitutes ajudam na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor, mas o excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina.

Os doces são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura, que têm como função dar disposição e energia. Quando a quantidade ingerida passa da conta e as atividades da pessoa não são suficientes para usar todas essas calorias, porém, o excesso é revertido em tecido adiposo para ser armazenado. Além de uma possível insatisfação com a aparência, o acúmulo de gordura corporal pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias.

Porém, o açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo. Esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins.  Quando ficamos com deficiência de glicose (condição conhecida como hipoglicemia), sentimos dor de cabeça e os olhos começam ficar vertiginosos. A glicose ainda auxilia na proliferação das Bifidobactérias e dos Lactobacillus, essas bactérias compõem a flora intestinal e contribuem para a eliminação de bactérias nocivas como a Escherichia coli e o Clostridium. Sem contar que o açúcar é uma importante fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e de vitaminas do complexo B.

Mas isso não significa que doces precisam fazer parte do cardápio diário. O açúcar é encontrado também em frutas e em fontes salgadas, como massas, pães e bolachas. O ideal é que a pessoa não consuma doces e faça uso do açúcar dos outros alimentos. Opte sempre por uma alimentação saudável e faça exercícios físicos regularmente!

Referência: Dr. Dráuzio Varella

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/males-e-beneficios-do-acucar/

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

× Fale no WhatsApp!