O processo de envelhecimento pode afetar negativamente a massa, a força muscular e a independência funcional. O declínio do tecido musculoesquelético interfere significativamente na capacidade funcional dos idosos. Aos que praticam treinamento resistido regularmente, apresentam melhor mobilidade do que os fisicamente ativos não praticantes, a atividade pode postergar, minimizar ou até mesmo evitar estes declínios funcionais oriundos do processo de envelhecimento.

Os principais fatores de influência na decisão dos idosos na hora de iniciar um programa de treinamento resistido são a possibilidade de receber orientação adequada durante as sessões de treinamento, prescrição do exercício individualizada para a autonomia funcional do idoso e ter profissionais sempre presentes durante toda a sessão de exercício.

Por outro lado os principais fatores de influência para desistência foram as lesões, problemas de saúde, aumento na percepção de dores em função do exercício e não receber as orientações adequadas durante as sessões de treinamento resistido.

E assim, os principais fatores de influência para um possível retorno ao programa de treinamento resistido nas academias, foi pelo fato de ter a disposição profissional com uma maior qualificação que possibilita disponibilizar maior atenção ao idoso, que tenha conhecimento para individualizar o programa de exercício, seguindo as recomendações específicas para idosos. Sendo assim, é de extrema importância a escolha de uma academia com profissionais especializados e prontos para atender da melhor forma possível.

Referência: Fabio Ceschini

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

× Fale no WhatsApp!