A atividade física durante a gravidez é ótima tanto para a mamãe quanto para o bebê. A gestação é um grande momento, um período mágico e também uma fase na qual o corpo passa por muitas transformações como aumento de peso, surgimento de estrias, inchaço nos pés, dores etc.

Os exercícios físicos ajudam a aliviar os incômodos no período da gravidez e é fundamental para que essa fase seja mais tranquila e saudável possível, trazendo muitos benefícios para o bebê e também para a mamãe inclusive após a sua gestação.

No entanto, muitas mulheres possuem dúvidas sobre os seguintes assuntos: em que fase posso começar a se exercitar? Existe algum risco de perigo? Quais os exercícios recomendados? É mesmo necessário praticar exercícios na gestação?

A prática de exercícios físicos no período de gestação garante inúmeros benefícios para a mamãe e para o bebê, dentre eles, controle de ganho de peso, condicionamento cardiorrespiratório materno, diminuição de edemas, diminuição das dores na região lombar, além da disposição de grávidas ativas ser muito melhor do que as grávidas sedentárias.

As condições que inviabilizam a prática de atividade física durante a gestação são poucas, porém é muito importante lembrar que nem todas as gestantes podem se exercitar. “As principais complicações que podem afetar o início ou a continuidade do exercício são: o sangramento uterino de qualquer causa, a placenta baixa, o trabalho de parto pré-termo, o retardo de crescimento intra-uterino, os sinais de insuficiência placentária e a ruptura prematura das membranas.” Então é fundamental que a gestante busque apoio e conselhos médicos antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

É importante também ressaltar que, uma vez com a autorização do obstetra, a prática de atividades físicas traz benefícios que não se limitam ao físico, ao se exercitar o corpo libera endorfinas que melhora o humor, ajuda a reduzir o estresse e isso chega até o bebê por meio da placenta. Além disso, a mulher que pratica exercícios físicos possui mais confiança em si mesma e no próprio corpo, possui mais controle e é mais autoconsciente. Isso faz toda diferença na hora do parto, porque a deixa muito mais segura.

 

Referência: Dicas de Mulher

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas para gestantes, sempre dentro do seu horário e ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

 

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

 

× Fale no WhatsApp!