As cãibras musculares estão entre as queixas mais frequentes aos médicos, sendo que todos já passaram ao menos uma vez por essa situação. Podem ocorrer por influência de uma série de fatores como uma forte contração voluntária, fadiga durante a prática de exercícios físicos, durante o sono, gravidez, ou existência de patologias como as neuropatias, doenças neuromotoras, desordens metabólicas, desequilíbrios hidroelétricos ou patologias endócrinas.

As  contrações involuntárias decorrente das cãibras, em sua maioria, são de curta duração, no entanto, em caso de dores persistentes, pode ser necessária intervenção médica. Os locais com maior incidência de cãibras são as panturrilhas, músculos anteriores e posteriores de coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.

Durante a crise, procure alongar a região acometida pela cãibra de maneira suave, sem fazer deslocamentos bruscos. Nada de puxar as pernas com força, como fazem os jogadores de futebol. Ainda vale fazer massagem para aliviar um pouquinho a dor.

Para passar ileso pelas pegadinhas musculares, não adianta comer uma penca de bananas. O segredo está na alimentação equilibrada, e não se esqueça de se alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física. Também capriche na hidratação durante as atividades, isotônicos podem te ajudar, mas só se o exercício for longo ou extenuante. Em casos mais intensos, procure orientação.

Referência: Cia do Treinamento

https://cienciadotreinamento.com.br/2017/07/02/o-que-sao-caibras-musculares/

Nós da Practica Personal temos aulas totalmente personalizadas e adequadas ao seu estilo e necessidade, sempre respeitando o seu ritmo. Entre em contato e marque uma aula gratuita.

(11) 2959.1727

marketing@practicapersonal.com.br

× Fale no WhatsApp!