academa-practica-dores-coluna-min

A Dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da população mundial. Geralmente a dor na coluna não é um sinal sério de problema de saúde. Grande parte dos casos de dor na coluna são benignos e não progressivos. A maioria das síndromes da dor são de origem inflamatória, principalmente na fase aguda, onde geralmente tem a duração de duas semanas a três meses.

A coluna vertebral é uma interconexão complexa de articulações, músculos, nervos, ligamentos e tendões, todos capazes de causar dores. Nervos longos que se iniciam na coluna e vão até os braços e pernas podem fazer a dor se espalhar para as extremidades. A dor na coluna ocorre também quando não há problema anatômico aparente. A distensão muscular é a causa mais comum de dor lombar, na qual costuma desaparecer entre duas e seis semanas.  A dor lombar, é a quinta causa mais frequente de consultas médicas. Cerca de 90% dos adultos possuem dor na coluna em alguma fase da vida, e 50% dos adultos que trabalham possuem dor na coluna frequente todos os anos.

Quando a dor tem a duração superior á três meses, ou quando possui mais dor nas pernas do que nas costas, provavelmente terá a necessidade de um diagnóstico mais específico. Existem várias causas para a dor na região lombar e pernas: adultos com idade menor que 50 anos podem possuir prolapso ou hérnia e doença degenerativa do disco; para os que tem idade acima de 50 as causas mais comuns são osteoartrite e estenose espinhal.

Causas da dor na coluna: Exercícios praticados de maneira errada ou com carga muito alta, má postura, sedentarismo, hérnia de disco, ciática, artrose, lombalgia, dorsalgia, espondilite anquilosante, espondilolistese. Alterações na coluna como lordose, escoliose e cifose, estenose espinhal, aneurisma na aorta, síndromes de dor músculo-esquelética, como fibromialgia ou polimialgia, infecções dos ossos da coluna vertebral como osteomielite, quedas, estresse entre outros.

Tratamento para dor na coluna: nem todo tratamento é eficaz para todos indivíduos com dores na coluna com as mesmas condições, e a maioria acreditam que precisam tentar várias opções de tratamento para enfim descobrir o que tem resultado melhor. Somente em uma minoria, entre 1-10% dos casos, necessitam cirurgia. O alongamento e exercícios físicos constantes são componentes essenciais para o tratamento de dores na coluna.

Referência: Copacabana Runners

https://www.copacabanarunners.net/dor-na-coluna.html

× Fale no WhatsApp!